domingo, 9 de setembro de 2012

MÚSICA DE ARREPIAR


Inspirado em Mercedes Sosa

            Gostava de brincar sentada no chão, no meio da sala. Nos dias quentes, o contato frio do piso de madeira com a minha pele, era prazeroso. Ainda lembro do cheiro da cera que minha mãe passava para dar brilho no assoalho.

            Meu pai estava na sua poltrona assistindo a um programa de variedades. De repente ouvi uma voz forte, uma canção acompanhada de tambores e flautas, ecoou na sala. Lembro que os pelos de meu corpo arrepiaram. Olhei para a televisão e vi uma mulher taluda, de cabelos pretos e lisos, com cara de índia, a cantar e tocar o seu tambor.

            Levantei-me do chão e cheguei perto da televisão para ouvir melhor. Meus pés começaram a dançar e pular ao som daquela música de tambores e flautas. Quando estava no auge da dança, meu pai incomodou-se com a minha movimentação em frente à tv e falou:
-          Fica quieta guria! Me deixa ouvir a Mercedes Sosa.
-          Quem é ela pai? Perguntei.
-          É uma grande cantora sul-americana. A música dela estava proibida pelos generais. Nem acredito que está na televisão.

Não entendi muito bem, mas achei melhor não insistir no assunto. Passei o resto do dia com aquela música na minha cabeça. Cantei o ritmo repetidas vezes porque me dava vontade de dançar.

Cresci com Mercedes Sosa em minha mente e coração. Sempre reconhecia às músicas dela por causa da batida dos tambores. Mais tarde, já adulta, comecei a ouvir as letras, sempre de cunho social, que me impressionavam pela sinceridade. Até hoje os meus pelos arrepiam quando ouço La Negra cantar.

Um comentário:

  1. Estou trabalhando em uma oficina literária com contos sobre as estórias do Conesul. A coletânea da oficina se chama "Esta Terra Tem Dono" e será o primeiro livro trilingue do Brasil. Ele será editado em português, espanhol e guarani. Convido meus seguidores desde já para o lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre. Informarei a data oportunamente.

    ResponderExcluir