sexta-feira, 7 de setembro de 2012

UMA VEZ DIFERENTE



Todos os dias pego o mesmo trem. O trem faz o mesmo trajeto todos os dias. Viajo com pessoas de diferentes tipos todos os dias.
                Uma vez, em um dia comum, igual a todos os dias, o trem parou entre duas estações, nos trilhos, e não abriu as portas. Os passageiros que nunca interagem uns com os outros, trocaram olhares significativos. Alguns demonstravam medo, outros indignação e um olhar, em especial, esboçou um matreiro sorriso: era uma criança.
                A condutora do trem avisou pelas caixas de som, que a linha estava com problemas técnicos e ela recebera orientação para aguardar alguns minutos.
                Um homem começou a reclamar em voz alta, para todos ouvirem, que o trem era uma porcaria, que nada funcionava direito e que a passagem estava muito cara. Outros passageiros reclamaram para fazer coro com aquele homem. O ambiente ficou tenso e desagradável.
                Busquei o olhar da criança e percebi que ela chorava. Quando cruzou o seu olhar em lágrimas com o meu, devolvi-lhe o sorriso anterior. Imediatamente ela parou de chorar e ficou séria me olhando. A mãe entregou-lhe uma bolacha e ela comeu vorazmente. Imediatamente pediu outra para a mãe.
                Eu observava aquele universo de pessoas que conversavam entre si e surpreendi-me feliz naquele momento, trancado em um vagão parado sobre os trilhos. Não me importei em estar atrasado e com fome. Tentava premeditar quantas amizades estavam nascendo a partir da pane no trem. Talvez algum casamento? Quem sabe!
                Ao término de 15 minutos, ouvi a voz da condutora anunciar que o problema técnico estava solucionado e poderíamos partir. Algumas pessoas conversavam animadamente e não ouviram a boa notícia. Surpreenderam-se quando o trem começou a andar. No primeiro solavanco todos aplaudiram e gritaram vivas ao trem.
                Aquela vez foi diferente de todos os dias. As pessoas conversaram, fizeram novas amizades e não eram mais de diferentes tipos: eram amigos.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário